top of page

Saiba mais >

20 de novembro: Consciência Negra. 13 de maio: Abolição da Escravatura. 25 de julho: Mulher Negra Afro-Latina Caribenha. Mais do que feriados ou simples celebrações, estas datas têm sido apropriadas pelos movimentos sociais negros como dias para visibilizar demandas e pautas relacionadas às lutas contra o racismo no Brasil.

Saiba mais >

O objetivo desta campanha é conferir visibilidade ao trabalho de escritoras negras através da divulgação do lançamento de livros, pesquisas, entrevistas, resenhas e demais registros que contribuam para o reconhecimento de Mulheres Negras como intelectuais visíveis no mercado editorial.

E se as histórias do mundo fossem contadas a partir dos pontos de vista de mulheres negras?

Intelectuais Negras e escritas de si é um projeto que consiste na realização de seminários nacionais e internacionais homônimos. A primeira edição ocorreu em 2016 na UFRJ, confirmando a potência desse espaço ativista acadêmico que objetiva conferir visibilidade ao protagonismo de mulheres negras na história do Brasil.

Seminário Intelectuais Negras

Escritas de Si

Saiba mais >

Intelectuais Negras Visíveis é um projeto de caráter permanente que tem como objetivo conferir visibilidade ao protagonismo de Mulheres Negras na história do trabalho no Brasil através da publicação de livros, catálogos e da construção de uma plataforma virtual.

 

Como primeiro resultado do projeto, temos a alegria de apresentar o catalogo Intelectuais Negras Visíveis, livro inédito com um primeiro balanço que apresenta cento e oitenta e uma profissionais negras, atuantes em campos variados nas cinco regiões do Brasil. 

Catálogo Intelectuais Negras 

Visíveis

Saiba mais >

bottom of page